quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

criação artística


Paul Klee,Máquina Chilreante,1922

2 comentários:

Anônimo disse...

A meu ver este quadro retrata, a vida, do ponto de vista industrial, isto porque a manivela (espeto), representa a forma de como a indústria interage com a vida, assim, e a meu ver, as criaturas que estão desenhadas, representam as várias fases da vida.
A primeira representa o levantar para ir trabalhar, a segunda o trabalho, o terceiro o deitar, no fim de um dia de trabalho, a manivela representa o repetir destas acções dia após dia, e finalmente a ultima representa a morte.
No fundo é esta a vida moderna, levantar para ir trabalhar, deitar para descansar até morrer.
Chego a esta conclusão, devido ao nome, e ao facto de a máquina chilreante, estar em cima de uma cama.
Quanto ao nome penso que representa o sofrimento das pessoas no início do século perante a industria.

Gabriel Ferreira

Anônimo disse...

Libertação e evolução do ser vivo

Este é o título que eu encontrei, para o quadro da criação artística.
No meu entender acho que houve uma libertação das figuras (pessoas ou outros animais), que estavam retidos num mundo subterrânio (num buraco), ao saírem vagueiam no espaço empurrados pelo progresso (manivela) à procura de uma nova vida, ou seja de estabilidade de ambiente.






Alcanena 27/02/08
Olinda Silva
Turma AE3