domingo, 17 de fevereiro de 2008

Charlie Chaplin - Modern Times

17 comentários:

Anônimo disse...

Gabriel Ferreira
O vídeo refere-se à industrialização do ser humano, ou seja, a tentativa de substituir o ser humano por máquinas. Além disso, a máquina assume o papel de destaque, tentando controlar ao máximo as acções do homem para evitar quebras de produção e controlar as paragens (idas ao WC, fumar, etc.).
Destaco também o aparecimento das doenças industriais.

Anônimo disse...

Ana Isabel
A parte que eu achei mais engraçada foi quando ele foi á casa de banho e teve que picar o cartão. O homem é vítima de um processo de desumanização.

Anônimo disse...

Paula Malaca
Aqui neste pequeno filme nota-se o progresso do homem ser substituído pela máquina.

Anônimo disse...

João Natário
Neste pequeno filme já se vê o progresso da tecnologia. O homem é controlado pelas máquinas e perde o seu valor próprio.

Anônimo disse...

Este vídeo mostra que o homem acaba por ser escravo da tecnologia.É comandado como se fosse uma máquina e acaba por ser prejudicado por isso.Não tem tempo para distracções,tem que acompanhar o ritmo das máquinas,como se de uma se tratasse.
Paula e Ana (EA5)

Anônimo disse...

Neste vídeo do Charlie Chaplin observamos o processo de índustríalização.Os trabalhadores dirigem-se ao local de trabalho sendo comparados a rebanhos que vão para o curral. Vemos também que exíste um patrão que da sua poltrona comanda tudo única e exclusivamente pensando em produzir mais e mais, pagando o menos possível não olhando a meios para atingir os fins, transformando o homem numa verdadeira máquina, vítima da exploração industrial.

J.P.Marques
Mónica Monteiro
Célia Frazâo

Segunda-Feira,25 de Fevereiro,2008

ea5

Anônimo disse...

Neste vídeo, o homem é visto como uma máquina sendo exigido dele muito acima das suas possibilidades.
É utilizada muita vigilância em todas as suas acções e quase podemos dizer que o progresso dá lugar à escravidão.

Cláudia Duarte e Vitória Ferreira
ea5

Anônimo disse...

gualter e andre
Este vídeo retrata o que se passava na altura,havia um grande controlo ao homem, o homem era praticamente tratado como uma máquina. o homem naquela altura não tinha os mesmos direitos como existe hoje em dia.

filomenaclaudino disse...

Gostei dos comentários!
Contudo, em todos eles são apenas apontadas as desvantagens que estão subjacentes ao processo de industrialização:
-substituição do homem pela máquina;
-valorização da máquina;
-doenças industriais;
-homem escravo da tecnologia e vitima de desumanização;
-video-vigilância=o progresso dá lugar à escravidão;

Pergunto então:
Será que a tecnologia não tem também as suas vantagens?

Ou terá sido só como comentaram Gualter e André " naquela altura o homem não tinha os mesmos direitos como hoje em dia"

Formadora Filomena Claudino

Anônimo disse...

O filme reflecte a industrialização.
A máquina veio alterar o comportamento do Homem que passa a ser um objecto.
A parte que eu considerei mais engraçada foi a da máquina tentando alimentar as pessoas, para que o seu ritmo de trabalho não parasse. Aqui encontra-se muita desumanização, o Homem é desvalorizado. Com o avanço do progresso, o conforto é "para esquecer".
No filme, o papel de destaque vai para a máquina e não para o Homem.

Olinda Silva

Anônimo disse...

Claro que tem benefícios, mas a meu ver neste filme é retratado o lado mau da tecnologia.
Quanto aos direitos do homem, penso que só depois de muita luta, se conseguiu equilibrar o prato entre tecnologia e direitos dos trabalhadores, porque, infelizmente tal como é representado no filme as entidades patronais querem sempre mais dos seus trabalhadores.

Gabriel Ferreira

Anônimo disse...

As tecnologias também nos trazem coisas boas. Hoje em dia, elas facilitam-nos muita coisa.Antigamente, o homem não tinha os mesmos direitos que tem hoje em dia.
Ana Isabel
EA3

Anônimo disse...

A industrialização veio alterar completamente o comportamento do ser humano.
A introdução da máquina no desempenho das diferentes tarefas veio obrigar o homem a ser submetido à própria máquina.
Neste vídeo vemos que o homem é visto como uma máquina, um objecto
perdendo a vontade própria. Ana Santos (EA3).

Anônimo disse...

SÉRGIO LOURENÇO FARIA

O vídeo refere-se á modificação do sistema tradicional de trabalho, com o progresso entram as máquinas na indústria e as pessoas passam a ter de acompanhar o ritmo das mesmas sobre o apertado e desumano controlo exercido por encarregados e patrões que utilizam todos os meios ao seu dispor, provocando o mau estar e desconforto aos funcionários.

PAULO GONÇALVES
A revolução industrial trouxe um novo sistema de trabalho (trabalho em série) onde a máquina tem um papel principal e onde, cada vez mais, o homem começa a ser controlado(ida ao wc, tempos de lanche).A máquina tem cada vez mais importância que o homem.

(EA3)

Anônimo disse...

Nota-se aqui claramente o decréscimo de qualidade de vida que o ser humano sofreu desde a revolução industrial.Introduziu-se o sistema de trabalho em série onde o homem teria que trabalhar ao ritmo imposto pelas máquinas.Claro que o rendimento aumentou, o que favorecia a entidade patronal.

Anônimo disse...

O vídeo revela-nos a nova tecnologia, onde o homem é ultrapassado pelas maquinas, e se torna seu escravo poque não tem tempo nem condições para proceder com as suas necessiaddes. A nova tecnologia trouxe-nos vantagens com os seu desenvolvimento, mas não podemos deixar que elas ultarpassem o ser humano.

Jorilia

Anônimo disse...

Em relação ao video podemos dizer que a máquina manobrava o homem e não o contrário. As pessoas não se podiam coçar nem distrair e para ir ao WC tinham que picar cartão para serem contoladas. nota-se que houve um grande processo em relação á industria.

André Cruz/Mário Caridade EA4