domingo, 20 de janeiro de 2008

EQUIPA PEDAGÓGICA – QUE FUNÇÕES?


A equipa pedagógica de um Curso EFA-NS é constituída pelo Mediador e pelo grupo de Formadores responsáveis por cada uma das Áreas de Competências – Chave.


Ao Mediador compete:

– intervir na realização do diagnóstico avaliativo inicial de triagem e posicionamento dos candidatos num processo de qualificação;
– intervir no processo de recrutamento e selecção dos adultos, colaborando com o representante da entidade promotora/formadora na constituição dos grupos de formação;
– garantir o acompanhamento e a orientação pessoal, social e pedagógica dos adultos;
– assegurar a articulação entre as partes envolvidas no Curso EFA-NS, como intermediário privilegiado entre a equipa formativa e o grupo de formação, e entre estes e a entidade promotora/formadora;
– coordenar a equipa pedagógica no processo formativo, fazendo cumprir os percursos formativos individuais e do grupo de formação.

Assegurando, no máximo, duas mediações de Cursos EFA, este profissional não deverá ser, simultaneamente, formador de nenhuma área de formação, de forma a assegurar a isenção e disponibilidade no exercício das suas funções. Exceptua-se o caso da Área de Portefólio Reflexivo das Aprendizagens que, pelas suas características e metodologias, se enquadra especificamente no perfil do Mediador do Curso EFA-NS.


Ao Formador compete:

- participar no diagnóstico e selecção dos formandos, em articulação com o mediador pessoal e social;
– elaborar, de acordo com o PRA de cada adulto (quando se aplicar) e em articulação com os restantes elementos da equipa pedagógica, o plano de formação adequado e coerente com as necessidades de formação identificadas;
- desenvolver a formação na área de formação para a qual está habilitado;
– conceber e produzir os materiais didáctico-pedagógicos e os instrumentos de avaliação necessários ao desenvolvimento do processo formativo na área que desenvolve;
– trabalhar em estreita cooperação com os restantes elementos da equipa pedagógica ao longo do processo formativo, designadamente no desenvolvimento dos processos de avaliação da Área de PRA.

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