segunda-feira, 17 de novembro de 2008

EA 6 - DR4: TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS


Visualize os vídeos que reflectem bem a evolução técnica e comunicativa da TV.

Escolha um equipamento e faça um filme que mostre a sua evolução e transformação ao longo do tempo ( por exemplo: o telefone, a rádio, o computador, máquinas fotográficas e de filmar,os robots, etc...). Relacione essa evolução técnica com novas formas de acesso à informação, à cultura e ao conhecimento. Actue de forma a evidenciar o papel e as vantagens e desvantagens das evoluções dos equipamentos técnicos na organização da sociedade e nos usos da língua.


VÍDEO 1





VÍDEO 2

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Exercício de Inglês: Job Definition Match


Este exercício de Matching foi usado no DR2. Equipamentos Profissionais na turma EA6 para os formandos treinarem inicialmente as profissões e só depois realizaram em Powerpoint um trabalho sobre Profissões e os respectivos equipamentos profissionais.


Job Definition Match

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

EA 6: DR1- Equipamentos Domésticos

Aqui está o último dos trabalhos sobre o DR1 Equipamentos Domésticos para comentarem.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

EA6 - DR1: Equipamentos Domésticos


Aqui ficam os trabalhos da Turma EA6 - Grupo 1, Grupo2 e Grupo3.

Leiam, analisem e comentem o tema e os trabalhos destes 3 grupos.

GRUPO 1 : I-PHONE









GRUPO 2 - MICROWAVE









GRUPO 3 - WASHING MACHINE


DR1: Cuidados Básicos - EA3: Grupo 1

Healthy Eating é o tema do trabalho realizado em CLC-INGLÊS pelo Grupo 1 da Turma EA3.

Observem, analisem, apreciem e teçam os vossos comentários sobre o tema e o trabalho dos vossos colegas.

TAREFA: Turmas EA3 e EA6

A turma EA 3 está a concluir os trabalhos relacionados com a UC3: SAÚDE - DR1: CUIDADOS BÁSICOS

A turma EA 6 está a concluir os trabalhos relacionados com a UC1: EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS - DR1: EQUIPAMENTOS DOMÉSTICOS

Após a conclusão dos trabalhos dos diferentes grupos das turmas EA 3 e EA 6, os mesmos irão ser publicados para puderem reflectir sobre os temas e fazerem o vosso comentário.

domingo, 5 de outubro de 2008

UC 3 - Saúde

Manson's Food Pyramid




Food Pyramid (From Clone High) lyrics

The ancient pharaohs weren't to bright they say
But they made one contribution that I live by to this day
It's the food pyramid and it's approved by the USDA

Oh, grains are the foundation
So please take my advice
Have 5 to 11 servings of bread, cereal or rice
3 to 5 of vegetables and 4 of fruits fruits is best
Their anti-oxidants and fibers help you to digest
3 servings of yogurt, milk and cheese
Will help your bones subsidize the cattle industries
A body needs to grow
And growing takes proteins
That’s why meat can be a tasty treat like fish or human beings
And when you eat your sweets
Be sure you try
To limit your servings
Or you’ll DIE!

Everybody!
My body is a pyramid that’s made of healthy food
So do what we say
(yeah!)
Eat right everyday
(boo!)
I love you
By America

terça-feira, 29 de julho de 2008

FÉRIAS...

Por agora vamos todos aproveitar este tempo de pausa para carregar baterias e ganhar energia para voltar com toda a força em Setembro.


Umas Boas Férias a Todos!!


Veja mais Gifs Animados

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Take Action III - Serra da Estrela - Plante uma árvore

Programa de Reflorestação das Serras de Portugal


Pode participar de 2 formas neste programa de reflorestação


1. Internet: Faça o seu registo e introduza o código da garrafa de qualquer Gama Serra da Estrela*.Na sua área pessoal tem acesso aos seus dados e ao número de árvores com que colaborou.

2. Postal: Junte 4 códigos de barras de qualquer embalagem* e envie para “Programa de Reflorestação das Serras de Portugal – 2008” – Apartado 118 – 2795-510 Carnaxide
Promoção válida durante todo o ano.


Para colaborar e aumentar o número de árvores a plantar nas diversas serras de Portugal aceda e registe-se em

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Take Action II: Plantar uma árvore online


O que é o clickarvore ?

O clickarvore é um programa de reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica pela Internet. Cada click corresponde ao plantio de uma árvore, custeado por empresas patrocinadoras, e agora também pela própria sociedade civil através de uma nova ferramenta de e-commerce...

Se queres participar neste processo de reflorestamento clica em

http://www.clickarvore.com.br/#

sábado, 28 de junho de 2008

Actividade Integradora RE - PENSAR O AMBIENTE

Esta actividade foi o culminar do trabalho realizado no âmbito do Núcleo Gerador Ambiente e Sustentabilidade. Nele estiveram envolvidas as turmas EA3, EA4 e EA5.
Os formandos da EA4 tiveram a cargo a elaboração/escolha do logotipo a usar nos mais diversos documentos a realizar para esta actividade.
Os formandos da EA5 elaboraram os convites para as entidades participantes.
Os formandos da EA3 elaboraram o folheto com a programação desta actividade dedicada ao Ambiente e o cartaz de divulgação da mesma.
Eis o cartaz e folheto da actividade RE-PENSAR O AMBIENTE!


Read this document on Scribd: Folheto



Read this document on Scribd: CARTAZ

terça-feira, 17 de junho de 2008

Actividade de Intercâmbio

Os alunos dos cursos EFAs estão,neste momento, a concluir todos os preparativos e tarefas para a actividade de final de Núcleo - A Actividade Integradora. Nesse âmbito, vão fazer um intercâmbio com a Escola de Ferreira do Zêzere, onde irão dia 20 de Junho, próxima sexta-feira, assistir a uma conferência sobre os Recursos Naturais- A Água.

Veja no próximo post o programa da nossa actividade integradora intitulada (RE)PENSAR O AMBIENTE

Calendário Ambiental

O Núcleo Gerador Ambiente e Sustentabilidade que estamos a trabalhar coincidiu exactamente com uma época do ano em que se celebra o ambiente. Por isso, aqui fica o calendário ambiental para todo o ano 2008.


Read this document on Scribd: Calendário Ambiental

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Melissa Etheridge - "I need to wake up"

Aqui está a canção “I need to wake up”, que Melissa Etheridge, uma cantora Americana, escreveu para o documentário sobre aquecimento global, “Uma Verdade Inconveniente”. Vamos, então, fazer um exercício de audição para trabalharmos a Língua Inglesa.

domingo, 25 de maio de 2008

Take Action I - Google Blackle

Google Blackle foi criado pela Heap Media para nos fazer lembrar a todos da necessidade de poupar energia com os pequenos gestos do dia a dia nas nossas vidas. As buscas do Blackle são baseadas na Busca Personalizada do Google.


É que o ecrã de fundo do Google convencional (de cor branca) gasta cerca de 1,2 vezes mais energia (74 watts) do que o Google Blackle (59 watts). Esta poupança de energia reflecte-se em cerca de 740 megawatts-hora ao final de um ano - além de mais económico é amigo do Ambiente.Blackle poupa energia porque é predominantemente preto.

63% da energia eléctrica produzida em todo o Mundo, provém de centrais eléctricas onde são queimados combustíveis fosséis que emitem para a atmosfera enormes quantidades de gases e, outros tantos por cento são produzidos em centrais nucleares, altamente perigosas para a vida na Terra.

Como podem ajudar?

Definam o Blackle como a vossa página principal ( defina ). Assim cada vez que iniciarem o vosso browser de Internet vão poupar um pouco de energia. Lembrem-se todos os bocadinhos contam! Igualmente se irão recordar da necessidade de poupar energia cada vez que a página do Blackle aparecer.


sábado, 24 de maio de 2008

Visita de Estudo - II

O documentário "Verdade Inconveniente" impressionou os formandos e restantes presentes no auditório do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Não admira tendo em conta as imagens e a urgência de tomada de acção, senão veja um pouco...




Após o comentário do doutor Manuel Graça foram debatidas algumas questões prementes sobre o aquecimento global do planeta e alterações climáticas.

Então alguém perguntou:"E os erros, onde estão?"
Aí o doutor Manuel Graça fez referência ao magistrado Britânico, Michael Burton, que criticou o documentário e se opõe à apresentação integral do filme nas escolas inglesas.Este juiz apontou ainda 9 alegados erros ao filme, que segundo ele são uma forma de induzir os espectadores a "alarmismos e exageros" sobre a realidade do aquecimento global do planeta.

Pode saber mais no artigo do jornal Sol

Conclusão: Apesar destas opiniões controversas, uma coisa é certa as evidências são inegáveis e é urgente que os cidadãos mudem de hábitos, de atitudes e modos de vida para assim contribuirem para a redução das emissões de gases poluentes e de dióxido de carbono para a atmosfera.

It's time to TAKE ACTION!!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

DR4 - CLIMA

Como referi anteriormente passamos de imediato a trabalhar neste DR4 - O CLIMA porque tinhamos planeado começar pelo visionamento do documentário de AL Gore "Uma Verdade Inconveniente". Ora soubemos que no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra está a decorrer o Ciclo de Cinema "A Vida e o Ambiente" e, hoje mais precisamente às 21h00 vai passar o referido documentário, que será comentado pelo Doutor Manuel Graça.

Então lá vamos nós porque entendemos cultura como campo de produção, fruição e relacionamento social e pretendemos sensibilizar os nossos formandos para a cultura e as artes como uma condição significativa da participação activa dos cidadãos em questões sociais como é o caso do Ambiente.

Deixo o folheto da nossa visita a Coimbra...






e se quiser saber mais sobre os eventos neste Museu da Ciência clique aqui

Conclusão do DR1 - Consumo e Eficiência Energética

A sessão da DECO "Como Poupar Energia?" serviu para os formandos reforçarem os conhecimentos que já tinham desta temática e também para consolidarem as aprendizagens adquiridas nas Áreas de CLC e STC. Foi elaborado o relatório da referida sessão e concluídas as actividades referentes a este tema.
Passamos de imediato para o DR4 porque tivemos conhecimento de uma actividade em Coimbra que está intimamente relacionada com o que tinhamos planeado trabalhar neste DR.
No próximo post vejam porquê...

terça-feira, 20 de maio de 2008

Novo Recurso




Coloquei um novo recurso na barra lateral do lado direito que tem o título "Conversas com..." e sempre que estou online estará lá indicado. Poderemos, assim, contactar directamente, ou seja, trocar ideias em tempo real, retirar dúvidas e conversar um pouco sobre o processo de formação EFA.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sessão de esclarecimento da DECO - Poupar Energia Eléctrica



Amanhã é o dia de participar na sessão de esclarecimento _ Poupar Energia Eléctrica.

Não se esqueçam de colocar as vossas questões para aprendermos que comportamentos adoptar.

Aqui fica o folheto da referida sessão.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Vídeos de Campanhas Publicitárias da Organização WWF

Visionem os vídeos mais uma vez e em grupo façam o vosso comentário.





domingo, 4 de maio de 2008

Como Criar um Blog?

Let's blog!!

E para isso...
Aqui fica este documento com dicas para quem quiser criar um blog.



Read this doc on Scribd: Tutorial Blogs 3

quinta-feira, 1 de maio de 2008

The Day After Tomorrow - O Dia Depois de Amanhã

Depois de assistirem a este filme que vai passar na SIC hoje, aperceberam-se concerteza que ele está intimamente relacionado com o Núcleo Gerador que estamos a começar agora - "Ambiente e Sustentabilidade".

Aqui fica o trailer e gostaria que fizessem os vossos comentários.

.

sábado, 26 de abril de 2008

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Curso Europeu - Empreendedorismo Adultos



«No âmbito do projecto Promoção de uma Cultura Empreendedora na Educação de Adultos (PECAE), co-financiado pela Comissão Europeia através do Programa Socrates-Grundtvig, a Sociedade Portuguesa de Inovação irá promover, no Porto, entre os dias 7 e 11 de Julho de 2008, um curso de formação de dimensão europeia, centrado na temática do fomento do empreendedorismo. O objectivo principal será dotar os participantes de ferramentas que possam contribuir para o desenvolvimento de competências que estimulem iniciativas empreendedoras.
O curso dirige-se a formadores e professores de adultos de diferentes áreas de estudo e de diferentes países europeus, sendo admitidos um máximo de quinze participantes.
O curso será ministrado em Inglês, decorrendo em horário laboral com a duração total de 26 horas. Esta formação tem os seguintes módulos: Introduction to Entrepreneurship; Competence Audit; Communication Competences; Creative Thinking and Innovation Skills; Decision Making Skills e, ainda, Self-Related Competences.
Uma segunda edição deste curso irá decorrer em Viena, na Áustria, entre os dias 7 e 11 de Setembro.»

Para mais informações e inscrições contacte:
Sociedade Portuguesa de Inovação
E-mail: analeal@spi.pt

sexta-feira, 18 de abril de 2008

CLC - Transformações e Evoluções Técnicas

Iniciou-se este Tema com o visionamento do filme Dot.com, de Luís Galvão Teles, seguido de debate.

Aqui fica o trailer do filme para relembrar e deixar o seu comentário.



De: Luís Galvão Teles
Com: María Adánez, João Tempera, Marco Delgado, Isabel Abreu, Margarida Carpinteiro, José Eduardo, Lia Gama, Maria José, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, André Nunes, Carlos Santos, Rui Luís Brás, José Neto, e Tony Correia.

Dot.Com é uma deliciosa comédia sobre o impacto da vida moderna no Portugal profundo. Uma comédia humanista sobre as consequências da globalização e do progresso tecnológico.

CLC - Equipamentos Profissionais

Aqui fica a planificação das actividades realizadas relacionadas com o tema dos Equipamentos Profissionais.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

CLC - Equipamentos Domésticos - Grupo EA3

Aqui estão os trabalhos realizados em Power Point pelo grupo EA3 no âmbito do Núcleo Gerador - Equipamentos e Sistemas Técnicos, Tema Equipamentos Domésticos.

terça-feira, 15 de abril de 2008

CLC - Grupo EA3

O trabalho colaborativo de pesquisa, aprendizagem e mobilização de competências que o grupo EA3 desenvolveu no âmbito do Núcleo Gerador "Equipamentos e Sistemas Técnicos" - Tema "Equipamentos Domésticos" culminou na apresentação oral dos mesmos aos colegas. Como ferramenta de trabalho foi escolhido pelos formandos o Word e Power Point, à excepção de um dos grupos que criou um site na Internet.

Pode ver esse site aqui.

domingo, 13 de abril de 2008

Cultura, Língua e Comunicação (CLC) - Grupo EA5



Aqui estão fotos da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo EA5 no âmbito do Núcleo Gerador Equipamentos e Sistemas Tecnológicos - Tema Equipamentos Domésticos.




CP - Direitos e Deveres Fundamentais

Tendo em conta o Artigo 13º (Princípio da Igualdade), o Artigo 26º e o Artigo 58º ( Direito ao Trabalho) da Constituição Portuguesa foi proposto ao Grupo EA5 recriar situações em que houvesse violação dos Direitos e Deveres Fundamentais. Os diálogos foram redigidos e as situações resultaram em pequenas peças de teatro que foram apresentadas no auditório da nossa escola.

Aqui fica o álbum de fotos dos 3 grupos que participaram:

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cidadania e Profissionalidade

No âmbito do núcleo gerador Direitos e Deveres, sob o tema Liberdade e Responsabilidade Pessoal as formandas Ana Pina, Claúdia, Paula Pina e Vitória do Grupo EA5 escreveram este poema:



Liberdade

Falai de Liberdade falai,
Mas perguntai!
Perguntai, ao negro e ao índio o que é a falta dela.
Ao judeu que quase foi exterminado.
Ao poeta que para seus versos usou tanta imaginação,
Que escreveu nas entre linhas.
Ao politico que dos seus ideais quase teve de abrir mão e ainda assim foi preso.
Ao nosso Zeca Afonso, Manuel Alegre, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Janita Salomé e Vitorino não esquecendo outros mais que tanto cantaram o que sonharam ser Liberdade.
Ao pintor que tanta revolta expressa nas suas telas.
Às nossas mulheres, sim perguntai por elas?
Se ainda agora e como se sentirão livres?
A todos aqueles que de revolucionários e de descontentes sempre de algum modo se sentirão aprisionados.
Ao religioso que, por isso, pelo credo praticado são olhados de lado, por seres que a todos se sentem superiores.
Ao doente já de si enfraquecido se sente livre de decidir, no meio desta multidão, que somos nós todos, os que queremos tanto ser livres e que tanto aprisionamos.
E AGORA QUE LIBERDADE É ESTA
SERÁ ALGUMA VEZ TOTAL
ACHO QUE NÃO


De volta...


Após uma "pausa" forçada, aqui estamos de novo para vos mostrar algum do trabalho realizado pelos nossos formandos.

domingo, 16 de março de 2008

Andragogia e a Arte de Ensinar os Adultos

Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. Precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos estudantes, pois são indivíduos independentes autodirecionados.


Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional.

A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla.

São relações horizontais, parceiras, entre facilitador e aprendizes, colaboradores de uma iniciativa conjunta, em que os empenhos de autores e atores são somados. A metodologia de ensino e aprendizagem fundamenta-se em eixos articuladores da motivação e da experiência dos aprendizes adultos.


Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais de resolução de problemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em um espaço mais significativo.


Em classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou o estudante. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo, mas na educação de adulto, o aluno colabora na organização do currículo. A atividade educacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o aprendiz adulto agente de seu próprio saber e deve decidir sobre o que aprender. Os adultos aprendem de modo diferente de como as crianças aprendem. Portanto é essencial que os métodos aplicados também sejam distintos. A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas, do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos.”


Ref: Gabriel Perissé

Autora: Amelia Hamze

Educadora Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

domingo, 9 de março de 2008

Alanis Morissette - You learn

A aprendizagem informal na voz de Alanis Morissette: viver é aprender.

You live you learn
You love you learn
You cry you learn
You lose you learn
You bleed you learn
You scream you learn
You grieve you learn
You choke you learn
You laugh you learn
You choose you learn
You pray you learn
You ask you learn
You live you learn


Aprendizagem Formal Vs Aprendizagem Informal


Formal ___________________________Informal
Vais onde te leva o autocarro__________Vais onde escolhes



A aprendizagem formal é dirigida a jovens, aqueles que estão a começar a assimilar um novo campo, um novo território, vocabulário ou linguagem.

A aprendizagem informal é aquela que se prende com as interacções diárias e as aquisições de competências que daí advêm.
Podemos dizer que a aprendizagem informal que se destina a aprendentes séniores, é como andar de bicicleta: o ciclista escolhe o destino, a velocidade e o caminho.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Grelhas

Grelha de Registo de Observação



Grelha de Evidenciação de Créditos

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Comentário ...

Os três posts anteriores estão relacionados com o uso/aplicação das máquinas/tecnologia na educação, na criação artística e no trabalho.
Observe e comente, tendo em conta a pesquisa que realizou sobre os conceitos Tradição, Conforto e Progresso.

Charlie Chaplin - Modern Times

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

criação artística


Paul Klee,Máquina Chilreante,1922

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Tecnologia na Educação - Para que serve?




Após o contacto que estabeleceu com novas ferramentas tecnológicas, observe este vídeo "Tecnologia ou/e metodologia" e elabore um comentário onde expõe as suas ideias e sentimentos em relação ao uso destas novas ferramentas na educação.

Sessões de 30 e 31 de Janeiro e de 1 de Fevereiro

No dia 30 de Janeiro,os grupos EA3, EA4 e EA5 reuniram-se com as suas Mediadoras para tratar de determinadas formalidades respeitantes à organização, estruturação e funcionamento do curso.

Nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, os formandos de todos os grupos com o apoio dos Professores de Informática, Ilda Sofia e Ricardo Costa, tiveram sessões de Introdução à Informática, onde criaram um e-mail, aprenderam como enviar e receber mensagens, conheceram a plataforma Moodle da escola, entre outras actividades. Tomaram, deste modo, contacto com os meios telemáticos como recursos de aprendizagem e comunicação.

Sessão de 29 de Janeiro na BE /CRE

Nesta sessão os formandos vieram conhecer este espaço que é o pólo dinamizador da escola, promotor de práticas pedagógicas diversificadas, constituído por diversas zonas funcionais:



1. Zona de Acolhimento


2. Zona de Leitura Informal


3. Zona de Consulta de Documentação


4. Zona de Produção Gráfica


5. Espaço Multimédia


Divididos em grupos, os formandos realizaram uma actividade de pesquisa que teve o objectivo de saber como procurar informação no conjunto documental da BE /CRE e como pesquisar informação na World Wide Web (WWW).


Se quiser conhecer melhor clique aqui.

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem

Aqui ficam os diapositivos que tiveram por base a apresentação da Drª Ana Paula Rodrigues na acção de formação sobre "O Portefólio Reflexivo de Aprendizagem como Modelo de Avaliação na Formação de Adultos".



quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Acção de Formação sobre o PRA

Reunimo-nos no auditório da escola para assistir ao seminário "O Portefólio Reflexivo de Aprendizagem como Modelo de Avaliação na Formação de Adultos".
Aqui deixo algumas fotos desse evento.



domingo, 27 de janeiro de 2008

1º Dia de Aulas - Acção de Formação sobre Portefólio

Após a selecção dos candidatos aos Cursos EFA-NS, procedeu-se à constituição dos grupos de formação.
Irão, assim, funcionar na nossa escola 3 turmas - EA3, EA4, e EA5 - que iniciarão a sua formação na 2ª feira, dia 28 de Janeiro.


Ao modelo formativo EFA está subjacente uma filosofia de aprendizagem, baseada num processo de "investigação/acção/formação"; supõe o desenvolvimento de um perfil de competências meta-cognitivas e meta-reflexivas sobre o próprio conhecimento. Desta forma, os formandos terão que construir um portefólio que é representativo do processo e do produto da sua aprendizagem. Assim, para uma total apropriação por parte dos formandos do que é e para que serve um portefólio,vai realizar-se, neste 1º dia de aulas, uma acção de formação sobre o portefólio dinamizada pela Drª Paula Rodrigues.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O Processo de Mediação

A Equipa Pedagógica dos Cursos EFA-NS da Escola Secundária de Alcanena esteve entre os meses de Novembro e Dezembro envolvida no processo de recrutamento e selecção dos adultos, para a posterior constituição dos grupos de formação. Para tal elaborou três documentos que serviram de base a toda esta actividade de Mediação:

- ficha de apresentação ( dados pessoais);
- ficha do participante (o percurso escolar e profissional);
- um guião que serviu de base à entrevista realizada a cada candidato a fim de avaliar as suas competências chave e transversais.

Ficha de Apresentação





Ficha de Participante




Guião de Entrevista




segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Bolero de Ravel & Jorge Donn

Take a break and enjoy this masterpiece!!


domingo, 20 de janeiro de 2008

EQUIPA PEDAGÓGICA – QUE FUNÇÕES?


A equipa pedagógica de um Curso EFA-NS é constituída pelo Mediador e pelo grupo de Formadores responsáveis por cada uma das Áreas de Competências – Chave.


Ao Mediador compete:

– intervir na realização do diagnóstico avaliativo inicial de triagem e posicionamento dos candidatos num processo de qualificação;
– intervir no processo de recrutamento e selecção dos adultos, colaborando com o representante da entidade promotora/formadora na constituição dos grupos de formação;
– garantir o acompanhamento e a orientação pessoal, social e pedagógica dos adultos;
– assegurar a articulação entre as partes envolvidas no Curso EFA-NS, como intermediário privilegiado entre a equipa formativa e o grupo de formação, e entre estes e a entidade promotora/formadora;
– coordenar a equipa pedagógica no processo formativo, fazendo cumprir os percursos formativos individuais e do grupo de formação.

Assegurando, no máximo, duas mediações de Cursos EFA, este profissional não deverá ser, simultaneamente, formador de nenhuma área de formação, de forma a assegurar a isenção e disponibilidade no exercício das suas funções. Exceptua-se o caso da Área de Portefólio Reflexivo das Aprendizagens que, pelas suas características e metodologias, se enquadra especificamente no perfil do Mediador do Curso EFA-NS.


Ao Formador compete:

- participar no diagnóstico e selecção dos formandos, em articulação com o mediador pessoal e social;
– elaborar, de acordo com o PRA de cada adulto (quando se aplicar) e em articulação com os restantes elementos da equipa pedagógica, o plano de formação adequado e coerente com as necessidades de formação identificadas;
- desenvolver a formação na área de formação para a qual está habilitado;
– conceber e produzir os materiais didáctico-pedagógicos e os instrumentos de avaliação necessários ao desenvolvimento do processo formativo na área que desenvolve;
– trabalhar em estreita cooperação com os restantes elementos da equipa pedagógica ao longo do processo formativo, designadamente no desenvolvimento dos processos de avaliação da Área de PRA.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

domingo, 13 de janeiro de 2008

A Iniciativa Novas Oportunidades


A implementação dos Cursos EFA – Nível Secundário integra-se na Iniciativa Novas Oportunidades (www.novasoportunidades.gov.pt) contribuindo para a recolocação da educação e formação de adultos no centro das políticas educativas em Portugal.

A Iniciativa Novas Oportunidades consagra como objectivo prioritário a elevação dos níveis de qualificação da população adulta portuguesa, definindo como patamar mínimo o nível secundário de educação (12º ano de escolaridade) e, preferencialmente, com a obtenção de uma dupla certificação (escolar e profissional). Assumem, assim, dois tipos de percurso, em função da certificação que conferem, a saber:
– Dupla certificação, escolar e profissional, conferindo a qualificação de ensino secundário e de nível 3 de qualificação profissional;
– Habilitação escolar, conferindo uma qualificação do ensino secundário.

Neste contexto as ofertas de educação e formação de adultos de nível secundário assumem particular relevância, daí a Escola Secundária de Alcanena ter como oferta os cursos de formação escolar para te ajudar a re(construir) os teus projectos de vida.

A quem se destinam?

Os Cursos EFA de nível secundário destinam-se a adultos com idade igual ou superiora 18 anos à data do início da formação, com baixa qualificação profissional e que não tenham frequentado ou concluído o nível secundário (12º ano) de escolaridade. Os adultos com idade inferior a 25 anos que se encontrem em situação de desemprego devem, preferencialmente, realizar Cursos EFA-NS de dupla certificação.


Como estão organizados?

Em três grandes áreas:
o Cidadania e Profissionalidade
o Sociedade, Tecnologia e Ciência
o Comunicação, Língua e Cultura


Como obter certificação?

o Através da construção de um portefólio reflexivo.
o Através de créditos obtidos por avaliação positiva do seu percurso formativo.
o Através da aquisição, no mínimo, de 44 créditos no total das três áreas.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Iniciativa

Iniciativa é o pensamento em acção. A acção é meio caminho para o sucesso ...