sábado, 26 de abril de 2008

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Curso Europeu - Empreendedorismo Adultos



«No âmbito do projecto Promoção de uma Cultura Empreendedora na Educação de Adultos (PECAE), co-financiado pela Comissão Europeia através do Programa Socrates-Grundtvig, a Sociedade Portuguesa de Inovação irá promover, no Porto, entre os dias 7 e 11 de Julho de 2008, um curso de formação de dimensão europeia, centrado na temática do fomento do empreendedorismo. O objectivo principal será dotar os participantes de ferramentas que possam contribuir para o desenvolvimento de competências que estimulem iniciativas empreendedoras.
O curso dirige-se a formadores e professores de adultos de diferentes áreas de estudo e de diferentes países europeus, sendo admitidos um máximo de quinze participantes.
O curso será ministrado em Inglês, decorrendo em horário laboral com a duração total de 26 horas. Esta formação tem os seguintes módulos: Introduction to Entrepreneurship; Competence Audit; Communication Competences; Creative Thinking and Innovation Skills; Decision Making Skills e, ainda, Self-Related Competences.
Uma segunda edição deste curso irá decorrer em Viena, na Áustria, entre os dias 7 e 11 de Setembro.»

Para mais informações e inscrições contacte:
Sociedade Portuguesa de Inovação
E-mail: analeal@spi.pt

sexta-feira, 18 de abril de 2008

CLC - Transformações e Evoluções Técnicas

Iniciou-se este Tema com o visionamento do filme Dot.com, de Luís Galvão Teles, seguido de debate.

Aqui fica o trailer do filme para relembrar e deixar o seu comentário.



De: Luís Galvão Teles
Com: María Adánez, João Tempera, Marco Delgado, Isabel Abreu, Margarida Carpinteiro, José Eduardo, Lia Gama, Maria José, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, André Nunes, Carlos Santos, Rui Luís Brás, José Neto, e Tony Correia.

Dot.Com é uma deliciosa comédia sobre o impacto da vida moderna no Portugal profundo. Uma comédia humanista sobre as consequências da globalização e do progresso tecnológico.

CLC - Equipamentos Profissionais

Aqui fica a planificação das actividades realizadas relacionadas com o tema dos Equipamentos Profissionais.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

CLC - Equipamentos Domésticos - Grupo EA3

Aqui estão os trabalhos realizados em Power Point pelo grupo EA3 no âmbito do Núcleo Gerador - Equipamentos e Sistemas Técnicos, Tema Equipamentos Domésticos.

terça-feira, 15 de abril de 2008

CLC - Grupo EA3

O trabalho colaborativo de pesquisa, aprendizagem e mobilização de competências que o grupo EA3 desenvolveu no âmbito do Núcleo Gerador "Equipamentos e Sistemas Técnicos" - Tema "Equipamentos Domésticos" culminou na apresentação oral dos mesmos aos colegas. Como ferramenta de trabalho foi escolhido pelos formandos o Word e Power Point, à excepção de um dos grupos que criou um site na Internet.

Pode ver esse site aqui.

domingo, 13 de abril de 2008

Cultura, Língua e Comunicação (CLC) - Grupo EA5



Aqui estão fotos da apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo EA5 no âmbito do Núcleo Gerador Equipamentos e Sistemas Tecnológicos - Tema Equipamentos Domésticos.




CP - Direitos e Deveres Fundamentais

Tendo em conta o Artigo 13º (Princípio da Igualdade), o Artigo 26º e o Artigo 58º ( Direito ao Trabalho) da Constituição Portuguesa foi proposto ao Grupo EA5 recriar situações em que houvesse violação dos Direitos e Deveres Fundamentais. Os diálogos foram redigidos e as situações resultaram em pequenas peças de teatro que foram apresentadas no auditório da nossa escola.

Aqui fica o álbum de fotos dos 3 grupos que participaram:

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cidadania e Profissionalidade

No âmbito do núcleo gerador Direitos e Deveres, sob o tema Liberdade e Responsabilidade Pessoal as formandas Ana Pina, Claúdia, Paula Pina e Vitória do Grupo EA5 escreveram este poema:



Liberdade

Falai de Liberdade falai,
Mas perguntai!
Perguntai, ao negro e ao índio o que é a falta dela.
Ao judeu que quase foi exterminado.
Ao poeta que para seus versos usou tanta imaginação,
Que escreveu nas entre linhas.
Ao politico que dos seus ideais quase teve de abrir mão e ainda assim foi preso.
Ao nosso Zeca Afonso, Manuel Alegre, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Janita Salomé e Vitorino não esquecendo outros mais que tanto cantaram o que sonharam ser Liberdade.
Ao pintor que tanta revolta expressa nas suas telas.
Às nossas mulheres, sim perguntai por elas?
Se ainda agora e como se sentirão livres?
A todos aqueles que de revolucionários e de descontentes sempre de algum modo se sentirão aprisionados.
Ao religioso que, por isso, pelo credo praticado são olhados de lado, por seres que a todos se sentem superiores.
Ao doente já de si enfraquecido se sente livre de decidir, no meio desta multidão, que somos nós todos, os que queremos tanto ser livres e que tanto aprisionamos.
E AGORA QUE LIBERDADE É ESTA
SERÁ ALGUMA VEZ TOTAL
ACHO QUE NÃO


De volta...


Após uma "pausa" forçada, aqui estamos de novo para vos mostrar algum do trabalho realizado pelos nossos formandos.