quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Acção de Formação sobre o PRA

Reunimo-nos no auditório da escola para assistir ao seminário "O Portefólio Reflexivo de Aprendizagem como Modelo de Avaliação na Formação de Adultos".
Aqui deixo algumas fotos desse evento.



domingo, 27 de janeiro de 2008

1º Dia de Aulas - Acção de Formação sobre Portefólio

Após a selecção dos candidatos aos Cursos EFA-NS, procedeu-se à constituição dos grupos de formação.
Irão, assim, funcionar na nossa escola 3 turmas - EA3, EA4, e EA5 - que iniciarão a sua formação na 2ª feira, dia 28 de Janeiro.


Ao modelo formativo EFA está subjacente uma filosofia de aprendizagem, baseada num processo de "investigação/acção/formação"; supõe o desenvolvimento de um perfil de competências meta-cognitivas e meta-reflexivas sobre o próprio conhecimento. Desta forma, os formandos terão que construir um portefólio que é representativo do processo e do produto da sua aprendizagem. Assim, para uma total apropriação por parte dos formandos do que é e para que serve um portefólio,vai realizar-se, neste 1º dia de aulas, uma acção de formação sobre o portefólio dinamizada pela Drª Paula Rodrigues.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O Processo de Mediação

A Equipa Pedagógica dos Cursos EFA-NS da Escola Secundária de Alcanena esteve entre os meses de Novembro e Dezembro envolvida no processo de recrutamento e selecção dos adultos, para a posterior constituição dos grupos de formação. Para tal elaborou três documentos que serviram de base a toda esta actividade de Mediação:

- ficha de apresentação ( dados pessoais);
- ficha do participante (o percurso escolar e profissional);
- um guião que serviu de base à entrevista realizada a cada candidato a fim de avaliar as suas competências chave e transversais.

Ficha de Apresentação





Ficha de Participante




Guião de Entrevista




segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Bolero de Ravel & Jorge Donn

Take a break and enjoy this masterpiece!!


domingo, 20 de janeiro de 2008

EQUIPA PEDAGÓGICA – QUE FUNÇÕES?


A equipa pedagógica de um Curso EFA-NS é constituída pelo Mediador e pelo grupo de Formadores responsáveis por cada uma das Áreas de Competências – Chave.


Ao Mediador compete:

– intervir na realização do diagnóstico avaliativo inicial de triagem e posicionamento dos candidatos num processo de qualificação;
– intervir no processo de recrutamento e selecção dos adultos, colaborando com o representante da entidade promotora/formadora na constituição dos grupos de formação;
– garantir o acompanhamento e a orientação pessoal, social e pedagógica dos adultos;
– assegurar a articulação entre as partes envolvidas no Curso EFA-NS, como intermediário privilegiado entre a equipa formativa e o grupo de formação, e entre estes e a entidade promotora/formadora;
– coordenar a equipa pedagógica no processo formativo, fazendo cumprir os percursos formativos individuais e do grupo de formação.

Assegurando, no máximo, duas mediações de Cursos EFA, este profissional não deverá ser, simultaneamente, formador de nenhuma área de formação, de forma a assegurar a isenção e disponibilidade no exercício das suas funções. Exceptua-se o caso da Área de Portefólio Reflexivo das Aprendizagens que, pelas suas características e metodologias, se enquadra especificamente no perfil do Mediador do Curso EFA-NS.


Ao Formador compete:

- participar no diagnóstico e selecção dos formandos, em articulação com o mediador pessoal e social;
– elaborar, de acordo com o PRA de cada adulto (quando se aplicar) e em articulação com os restantes elementos da equipa pedagógica, o plano de formação adequado e coerente com as necessidades de formação identificadas;
- desenvolver a formação na área de formação para a qual está habilitado;
– conceber e produzir os materiais didáctico-pedagógicos e os instrumentos de avaliação necessários ao desenvolvimento do processo formativo na área que desenvolve;
– trabalhar em estreita cooperação com os restantes elementos da equipa pedagógica ao longo do processo formativo, designadamente no desenvolvimento dos processos de avaliação da Área de PRA.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

domingo, 13 de janeiro de 2008

A Iniciativa Novas Oportunidades


A implementação dos Cursos EFA – Nível Secundário integra-se na Iniciativa Novas Oportunidades (www.novasoportunidades.gov.pt) contribuindo para a recolocação da educação e formação de adultos no centro das políticas educativas em Portugal.

A Iniciativa Novas Oportunidades consagra como objectivo prioritário a elevação dos níveis de qualificação da população adulta portuguesa, definindo como patamar mínimo o nível secundário de educação (12º ano de escolaridade) e, preferencialmente, com a obtenção de uma dupla certificação (escolar e profissional). Assumem, assim, dois tipos de percurso, em função da certificação que conferem, a saber:
– Dupla certificação, escolar e profissional, conferindo a qualificação de ensino secundário e de nível 3 de qualificação profissional;
– Habilitação escolar, conferindo uma qualificação do ensino secundário.

Neste contexto as ofertas de educação e formação de adultos de nível secundário assumem particular relevância, daí a Escola Secundária de Alcanena ter como oferta os cursos de formação escolar para te ajudar a re(construir) os teus projectos de vida.

A quem se destinam?

Os Cursos EFA de nível secundário destinam-se a adultos com idade igual ou superiora 18 anos à data do início da formação, com baixa qualificação profissional e que não tenham frequentado ou concluído o nível secundário (12º ano) de escolaridade. Os adultos com idade inferior a 25 anos que se encontrem em situação de desemprego devem, preferencialmente, realizar Cursos EFA-NS de dupla certificação.


Como estão organizados?

Em três grandes áreas:
o Cidadania e Profissionalidade
o Sociedade, Tecnologia e Ciência
o Comunicação, Língua e Cultura


Como obter certificação?

o Através da construção de um portefólio reflexivo.
o Através de créditos obtidos por avaliação positiva do seu percurso formativo.
o Através da aquisição, no mínimo, de 44 créditos no total das três áreas.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Iniciativa

Iniciativa é o pensamento em acção. A acção é meio caminho para o sucesso ...